segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Desfazendo equívocos: Me., Ms ou Msc?


Recentemente, fui criticada por usar "Me" para abreviar "mestre". Então, como professora de Língua Portuguesa, além de me sentir "ultrajada" com a crítica, senti-me no dever de esclarecer a questão.


Segundo a ABL (Associação Brasileira de Letras), a abreviatura para Mestre é "Me"; para Mestra é "Ma"

Então, por que não uso "Ma"?

Simples! A Língua de um povo é sua maior forma de expressão e, como todos nós, brasileiros, sabemos o Brasil tem uma História Cultural machista e preconceituosa. Evidente, pois, que nosso idioma irá expressar essa História.

Em sendo assim, por que eu iria usar "Ma" em lugar de Me"?

Quem tem mais "valor" (leia-se "valorizado") o "poeta" ou a "poetisa"? Percebe como "poetisa" sou "menor"? O mesmo ocorre com "Ma" associando-se a "má". Para evitar essa "associação depreciativa" contra a mulher, uso "Me".

Portanto, ao assinar "Profa. Me." e ao me intitular "poeta", além de mostrar que conheço meu idioma e seus meandros, mostro que valorizo o "estudo" e o "trabalho" da mulher brasileira. E mais: A Língua Materna me autoriza a escrever assim, pois os substantivos "mestre" e "poeta", e alguns outros, podem ser usados como comum de dois gêneros.
 
É isso!
 
Profa. Me. (poeta) Roziner Guimarães

9 comentários:

  1. Prometi voltar, cá estou... Que bela explicação, professora-poeta! Seus textos são um alento para quem aprecia uma boa leitura. Continue nos premiando com seus belos textos. Fico aguardando outros.

    abraço gostoso!

    Augusto César Neto

    ResponderExcluir
  2. O que está acontecendo com minha escritora preferida? Por que não postou mais? Voltei aqui várias vezes querendo "beber" dos seus textos... Estou preocupado e com saudades, viu poeta-professora! Seja o que for, espero que estejas bem e que volte logo a postar novo texto. Quero "embriagar"-me dele.

    Abraço gostoso!

    Augusto César Neto

    ResponderExcluir
  3. Respeito seu ponto de vista, mas discordo. A história do Brasil não é sozinha machista, mas a história mundial. Mas ainda assim não vejo como depreciativo chamar-se de poetisa ao invés de poeta. Da mesma forma, de Ma ao invés de Me. Isso não deprecia ninguém, mas a sua mente parece estar te levando a se auto-depreciar.
    Enfim, essa é a minha opinião! Eu usaria, se fosse mulher, Ma. e poetisa sem nenhum problema.
    Fabio RM

    ResponderExcluir
  4. Acho que isso é recalque... desde quando gênero é machismo? Desculpe-me, mas não passa de uma poetisa mal-resolvida.

    ResponderExcluir
  5. Olá, anônimo!

    Obrigada pelo comentário. Veja bem, respeito seu ponto de vista, tanto que publiquei seu comentário. Entretanto, gostaria de salientar que:

    1. Quem escreveu este texto não foi a POETA (rsrs é assim que me considero...) Foi a Professora de Língua Portuguesa e de Metodologia da Pesquisa. Informo a você que fiz Letras, Sou especialista em Didática e Metodologia da Pesquisa e mestrE em Educação. Essa informação é só para lhe dizer que tenho competência para discutir esse assunto.
    2.O objetivo foi mostrar que, apesar de o "vocabulário português" ser "machista" e, muitas vezes, "preconceituoso" (e isso não sou eu quem está afirmando: têm várias pesquisas nessa área), nós - escritores consagrados ou não - podemos fazer uso de termos menos machistas e menos preconceituosos... Para isso, é preciso, evidente, ter domínio da Língua Portuguesa e de seus meandros, e, evidente também, ter domínio dos mecanismos literários rs rs
    3. Não creio (não me considero - MAS RESPEITO SUA OPINIÃO) ser "uma poetisa mal-resolvida", pois se serve de alento meu primeiro livro foi agraciado com o 1º lugar no Concurso Novos Valores - Literatura e publicado pela Fundação Jaime Câmara - Goiânia... Participou da Banca de seleção deste concurso, nada mais nada menos, meu caro anônimo, do que José Fernandes - renomado crítico literário... Inclusive foi ele que prefaciou meu livro. Além disso, tenho vários poemas publicados em várias Antologias da não menos renomada Antologia "POESIA DO BRASIL" - Projecto Sur Brasil em Bento Gonçalves, RS.
    4. Estou com um livro no prelo pela editora da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), prefaciado pelo não menos renomado Prof. Dr. (e também escritor) Agnaldo Rodrigues Silva.

    Bem... Desculpe-me... Como eu disse: respeito seu ponto de vista... Mas não concordo com ele. rs rs

    Outra coisa: quando a gente faz um comentário é de bom tom que a gente se identifique... Assuma o que disse/escreveu. Por que se esconde?

    Roziner Guimarães
    Poeta e mestre em Educação!


    Bem, esclarecida a questão.

    ResponderExcluir
  6. P.S: Identifique-me como anônimo, haja vista que não sou usuário dos outros programas. Logo, a única forma de postar meu comentário e tentar conscientizá-la foi através do "anônimo".

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Triste quando se escreve "Ma" e acham que é abreviatura de "Maria" ao invés de "Mestra".

    ResponderExcluir
  8. Péssima sua reflexão. Justifica um erro com outro.
    Se é para se justificar conforme a ABL utilize o correto (Ma.) que não tem absolutamente nada haver com má, pois caso houvesse qual seria o motivo do acento?

    (estou postando como anônimo pois não tenho conta google, ou deveria dizer gugle, para aqueles que poderão não saber pronunciar a palavra corretamente?)

    ResponderExcluir
  9. Meu caro ANÔNIMO, realmente "Ma" não tem NADA A VER com "má". Respeito sua opinião, entretanto, só gostaria que me dissesse qual sua formação?

    Discutir certos assuntos sem conhecimento de causa (e de causas) não leva a nada. E meu blog não tem a intenção de formar opiniões - Não sou advogada de Deus nem de nenhum linguista. Portanto, o que publiquei continua sendo minha opinião (CLARO que com as devidas argumentações baseadas no que escrevi).

    Discutir com ANÔNIMO não é o meu forte. Fácil demais se esconder com essa desculpa: "(estou postando como anônimo pois não tenho conta google" [...].

    Não sou dona da verdade, mas, como professora de Língua Portuguesa, MestrE em Educação e PoetA, creio eu que vc deveria dizer "gugou", porque é assim a pronúncia que mais se aproxima da Língua Portuguesa!

    Tenho dito!

    ResponderExcluir