terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Será que você sabe ler de verdade?


                Nunca me dei muito bem com os substantivos. Não adianta ter substância se essa substância não é qualificada, determinada. Prefiro os adjetivos e os verbos. Os adjetivos, porque qualificam ou determinam o substantivo.  Os verbos, porque indicam ação. É a palavra por excelência. "No princípio, era o verbo..."  A partir do verbo, é possível criar. Verbo e adjetivo são, pois, a matéria-prima para quem lê e escreve. Em outras palavras, sem os verbos e os adjetivos não se vive de verdade. Não adianta , por exemplo, nomear um ser se não o qualifica ou o determina. Casa é sempre casa. Mas a minha é a minha casa. Tem suas particularidades. Seus meandros. A casa do outro é a casa dele... Também é singular, embora possa ter algo de coletivo como a minha. Essas singularidades só se tornam possível a partir do adjetivo, cujo valor é subjetivo, por excelência. O que quero dizer é que, para se utilizar o substantivo, antes é preciso usar o verbo para criá-lo e para dar a ele uma qualificação.
               Recorrer, pois, ao dicionário sempre que se precisa de um qualificador talvez não seja a melhor estratégia. Para qualificar, é necessário "sentir", e o dicionário não sente. Ele não pode ter ações como "pensar", "sentir", "perceber". Ações são típicas dos homens. Mas alguns preferem falar a agir. "Quem fala muito tem pouco a dizer." Não é a quantidade que exprime a clareza. Não é o "saber ler" que norteia o significado. Muitas vezes as palavras podem ser ditas no silêncio. Mas, eu sei, para muitos, isso é difícil de ser compreendido. É que a maioria das pessoas não aprendeu a ler. Apenas balbucia palavras. E sai por aí tecendo críticas e comentários... Fazendo-se de grande leitor. Lê as palavras, contudo não consegue dar a elas, ao conjunto delas, o sentido real. Fica nas linhas. Esquece as entrelinhas. As cores. As imagens. As  metáforas... Não olha nos olhos... Não observa o contraste, a sintonia, a continuidade, a atemporalidade... 
               Ler exige mais ação e sintonia com o todo que envolve a palavra. Sintonizar é sentir. É se comprometer com os sentimentos advindos da leitura. Lê bem quem se entrega à leitura. Entregar é a ação de abandonar... É necessário se abandonar naquilo que está sendo lido.  Abandonar-se significa observar,  prestar atenção aos detalhes...  Exige comprometimento com o que se lê. Não importa se essa leitura é de um livro, de um momento, de uma pessoa, de um espaço... É, por essa razão, que discuto a  importância do verbo e do adjetivo. Sem ação não há qualificação, determinação. Se houver, ela poderá estar recheada de equívocos. E é isso que, na maioria das vezes, ocorre nas leituras em que não se empreendeu a ação de "ler de verdade". Ficou-se apenas na superfície. Não houve mergulho. E, se não houve esse mergulho, a leitura é insensível, sem fundamentos práticos. Não deve ser levada em consideração. Ou o leitor fez uma leitura fria, distante do sentido, porque não sabe mergulhar,  ou ele, mesmo sabendo, preferiu ficar à tona e aí fez  uma "crítica" apenas para dizer que disse algo. Num ou noutro caso, nem o verbo nem o adjetivo devem ser levados em consideração.
               Sem "ler de verdade", "entregar-se à leitura",  é impossível qualificar, determinar. Ler é verbo. Entregar-se é verbo. Observar é verbo. Mergulhar é verbo. Considerar é verbo. Portanto, caro leitor, não  posso admitir que me leia, pensando que está comendo a sopa que você não gosta ou recorrendo ao dicionário para encontrar palavras para sua ignorância adjetival. Não suporto leitores ingênuos, despreparados, incautos.
               Pode me ler à vontade, mas, por favor, aprenda a usar o verbo! Depois, pode até me nomear ou adjetivar! Quando o leitor é realmente um leitor e não um ledor, as críticas são sempre bem-vindas! Pronto, falei!

Roziner Guimarães

15 comentários:

  1. Seu texto é bem esclarecedor e tem uma pitada de ironia. Gostei, mas descobri que eu não sei ler. Vou tentar aprender. Voltarei.

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler o seu texto, descobri porque minha namorada vive dizendo que eu preciso prestar mais atenção nela. Ela quer ser lida em cada detalhe. Eu tento, mas a cada dia é uma coisa nova. Se falo que o perfume é outro, ela diz que não. É o vestido que é novo. Corta apenas a pontinha do cabelo e quer que eu perceba. Difícil fazer essa leitura. Vcs mulheres tem habilidades para o detalhe, nós homens para o todo. Mas, valeu. Vou tentar ler os detalhezinhos agora. Quem sabe! rs

    ResponderExcluir
  3. Minha adorável e amada poeta, que saudade! Vim aqui tantas vezes e nada de um novo texto. Pensei que talvez estivesse imersa em seus "devaneios poéticos" ou quem sabe envolvida pelas telas e pincéis.

    Sou suspeito em dizer (já que sou grande admirador do que vc escreve), mas esse texto é formidável. Vc, em cada publicação, apesar da constante ironia (acho mesmo que essa é uma marca dos seus textos), consegue se superar. Quem não sabe ler as entrelinhas, fica pulando de linha em linha e tecendo críticas e comentários sem fundamento. Concordo com vc, minha amada escritora, é preciso ser leitor para LER bem um texto, seja ele uma imagem, uma pessoa ou uma fotografia, por exemplo.

    Modéstia à parte, considero-me um leitor, mas nem sempre a leitura nos é substancial, significativa. Muitos textos nos deixam sem vontade de prosseguir... Ao contrário, os seus me dão enorme vontade de ler, ler, ler e reler cada um deles na tentativa de apreender algo que talvez tenha me passado desapercebido. Suspeito de que em alguns textos seus fui apenas ledor. Busquei significados, sentidos, mas será que eu soube realmente me entregar a eles, abandonar-me e ficar apenas na leitura? Suspeito que não!

    Beijo gostoso!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Roziner!

    É a primeira vez que visito seu blog. Vim por recomendação de uma amiga. Ela tem razão: seus textos são excelentes. Adorei. Vc tem uma forma peculiar de escrever: é clara, detalhista, mas o que mais me chamou a atenção foi o humor, a ironia estampada em quase todos os textos. Vc "brinca" com o leitor. Convoca-o a participar do assunto. Achei essa estratégia muito interessante. Parabéns! Ah, eu tb sou professor (não espalha: de "português")

    Antônio Carlos

    ResponderExcluir
  5. Maria Inez Pompeu Zorzetto22 de fevereiro de 2011 às 18:15

    Nossaa...que texto gostoso...Se a leitura não mexer com meus sentidos todos...eu realmente não soube dar um mergulho ...Penso que ler...é perder o fôlego...é sentir com os olhos do outro...é sentir o gosto das palavras....é ouvir e ver
    as palavras se encontrando e dando as mais variadas nuances as cores...É descobrir sintonias...Ah...ler também pode nos levar a desvendar enigmas a serem desvendados...
    Vou ser assidua aqui ta??? A do rei

    bejokas

    ResponderExcluir
  6. Com você minha amiga, eu acho que sempre usei o verbo corretamente, rsrsrsrsrsrsr. Parabéns pelo texto. E olha, eu e você sabemos que muitos ainda não aprenderam a ler. Adivinhou do que estou falando, né? rsrsssr Beijos. Mauro

    ResponderExcluir
  7. Professora QUERIDA!!
    Que saudades das suas aulas de português...
    Este texto é maravilhoso tenho muito que aprender a LER e a usar os verbos, você usou a gramática de uma forma extremamente interessante e inteligente e em cada texto seu que leio aumenta a minha admiração por você.
    Parabéns
    bjoss

    ResponderExcluir
  8. Querida Roziner, adorei seu texto!!
    Excelente!!Divulgarei em minha escola ok??
    Saudadess....bjossss

    ResponderExcluir
  9. Depois de ler seu texto fiquei com um pouco de dúvida, agora não sei se sei e só sei que nada sei... rsrsrs
    Gostei muito do seu texto e fiquei com muitas saudades dos tempos da universidade... Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Querida Roziner!!
    Parabéns pelo texto!!Me sugeriu muitas reflexões!!!
    Obrigada!!
    Beijos!
    Saudades de Ti!

    ResponderExcluir
  11. Grande escritora,

    obrigada por nos brindar com textos tão bem escritos. Adorei as reflexões em todos eles. Neste, então, a reflexão, além de necessária, pois convoca o cidadão a se tornar realmente um leitor antes de sair por aí tecendo críticas infundadas, é interessante o "jogo" que vc estabelece entre o substantivo, o verbo e o adjetivo. Ah, tb gostei muito do tom meio irônico.

    Ps: Eu tb sou professora (assim como pediu o Antônio Carlos: "não espalha: de "português" rs rs)

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto, parabéns por expor seu talento...
    Sucessuuuuuuuuuuuu
    Bjimmmmmm

    ResponderExcluir
  13. Minha admirável professora! Assim como existem alunos que nunca deixam de ser alunos (palavras suas!), existem professores que nunca deixam de ser professores... Estão sempre nos ensinando algo, contribuindo para a "bagagem intelectual" que aos poucos vamos conseguindo adquirir.

    Confesso a você que bateu certa nostalgia ao ler seu texto. Hoje, preparo-me para dar o último passo nesta etapa de minha vida. No entanto, ler esse texto me fez lembrar os primeiros passos, aqueles que você me segurou pela mão.

    Por isso, resolvi aproveitar esse momento não só para lhe parabenizar pelo incontestável talento com as palavras, mas também para lhe agradecer por tudo.

    Obrigada por ter me ensinado a ler as linhas e entrelinhas. Obrigada por me ensinar a escrever aquilo que sou.

    Sem mais palavras, só consigo dizer: MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  14. Adoreii seu texto Minha super profa...
    Vc tem talento de sobra,,,
    Otima escritora!!! Adorei a leituraa..
    Bjusss
    =)

    ResponderExcluir
  15. Minha querida e eterna professora!
    Não sei se sei ler, só sei que adorei seu texto e quero levá-lo para o palco. Posso?
    Beijo grande, admiro muito você! Saudade imensa!

    ResponderExcluir