terça-feira, 25 de maio de 2010

Outras pérolas

Como prometi, na segunda-feira, dia 24 de abril, estou trazendo outras pérolas que foram coletadas nos meus treze anos de profissão numa e noutra sala... Numa e noutra escola. São elas:

Pérolas.....................................................Tradução

discurção ou discursão..............................Discussão
intens........................................................Itens
interece.....................................................Interesse
obejetivo...................................................Objetivo
alineado....................................................Alienado
fazeremos.................................................Faremos
estam/iram................................................Estão/irão
proficional................................................Profissional
respaudo.................................................Respaldo
transmição...............................................Transmissão
mutivos....................................................Motivos
enteder....................................................Entender
sutáques..................................................Sotaques
encina......................................................Ensina (ensinar)
coomentar................................................Comentar
abisorver..................................................Absorver
presciso/prescisso.....................................Preciso (precisar)
ultilizam/ultilizados.....................................Utilizam/Utilizados (utilizar)
académicos...............................................Acadêmicos
rebilitação.................................................Reabilitação
fraze.........................................................Frase
prazeiroza.................................................Prazerosa
terminar-mos.............................................Terminarmos
internete.....................................................Internet

E trechos de algumas respostas, os quais, também, são verdadeiras pérolas:
"Um profissional que saiba lhe dar com todas as situações" (Dá vontade de lhe dar um puxão de orelhas para que ele possa lidar melhor com as palavras)

"Ficaremos adéptor a comunicação" ("adeptos" lê-se "aptos" para nos comunicar)

"...deixando adesejar" (E não é que deixou mesmo a desejar!)

"Linguagem inadequada é o usamento de repetitivas palavras incasionais adequando-se ao contexto obtido" (Ai ai... linguagem totalmente inadequada para o uso no contexto de uma prova)

"Ouve um grande avanço na língua" (Ou essa língua é surda ou ela deve ser de tamanduá para avançar tanto)

"... pra ter a coerência assuntada no texto" (e haja assunto para assuntar no texto!)

"Temos que queixonar as certezas" (É... são muitas as queixas das certezas)

"A preocupação do autor de textos científicos se preocupar com as informações novas..." (Essa é realmente uma preocupação preocupante)

"O tema tem que ser um determinado assunto sem sair do tema" (É isso é realmente um tema sem assunto.. ou seria um assunto sem tema?)

Por hoje, chega! Depois trago mais!

 O objetivo de colocar essas pérolas não é ridicularizar os alunos... Até porque não cito nomes e nem datas em que essas preeciosidades foram coletadas. Objetivo apenas, por meio de brincadeira, fazer com que os alunos se divirtam ao ler as pérolas e percebam a necessidade de aprofundar seus conhecimentos em relaçao ao texto escrito... E, creia-me, sem leitura, isso é quase impossível! Não se esqueçam de que a asa da xícara só serve para segurar a xícara... O café, o leite, o chá... vão dentro da xícara. Portanto, mesmo que a "asa" da xícara esteja quebrada, não deixaremos de saborear um delicioso capuccino... Pensem nisso!

2 comentários: